quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Divisão Celular

Divisão Celular é o processo que ocorre nos seres vivos pelo qual uma célula, chamada célula-mãe origina células-filhas, com toda a informação genética relativa a espécie. Esse processo de divisão é responsável, nos organismos multicelulares, pelo surgimento e formação de novas células, repondo possíveis células mortas, enquanto nos organismos unicelulares, compreende a própria forma de reprodução da espécie. Toda essa divisão da célula faz parte do ciclo celular, que representa o ciclo vital da célula e compreende duas etapas: a intérfase e a divisão celular.

CICLO CELULAR

A intérfase é a etapa mais longa do ciclo celular, corresponde cerca de 95% do processo, na intérfase ocorre a duplicação cromossômica. São três fases nessa etapa:
- G1: antecede a duplicação do DNA.
- S: compreende a fase em que ocorre a duplicação do DNA.
- G2: período pós duplicação do DNA.
Obs: células que não se dividem com frequência encontram-se na fase G0, que é definida como uma variante da fase G1, a qual a célula pode retornar, retomando seu ciclo normal.

Divisão celular (mitose ou meiose) é a última etapa do ciclo celular, é mais curta engloba cerca de 5% do ciclo.

MITOSE X MEIOSE

 * Mitose : Processo de divisão celular dos organismos multicelulares em que uma célula-mãe com todos os cromossomos da espécie origina duas células-filhas idênticas a ela, ou seja, com a mesma quantidade de cromossomos, assim a célula-mãe é diplóide ( cromossomos estão organizados em pares) e as células-filhas são diplóides também ou a célula-mãe é haplóide e as células-filhas consequentemente são haplóides também.


Observando a ilustração pode-se perceber que a mesma quantidade de cromossomos da célula-mãe encontra-se nas duas células-filhas. A mitose é dividida em outras 4 fases:
- Prófase: ocorre o início da condensação dos cromossomos duplicados, que na intérfase eram apenas cromátides finas e longas, também ocorre o desaparecimento da carioteca(envoltório nuclear), o desaparecimento do nucléolo, que é uma massa presente dentro do núcleo da célula, formação das fibras do fuso mitótico.
- Metáfase: cromossomos continuam se condensando, o fuso mitótico está mais solidificado, há fragmentos da carioteca, e as cromátides irmãs se movimentam para a região equatorial da célula constituindo uma placa metafásica.
 
 - Anáfase: os cromossomos homólogos migram para polos opostos da célula, há um encurtamento das fibras unidas aos cromossomos.
 - Telófase: os cromossomos se descondensam, há a reorganização do nucléolo, o reaparecimento da carioteca, ocorre a citocinese(divisão do citoplasma). Assim finalizando a mitose, surgindo duas células-filhas.
Obs: Na célula vegetal a citocinese é centrífuga e na célula animal a citocinese é centrípeta.

As bactérias (unicelulares procariontes) nao ocorre mitose, a divisão celular ocorre por bipartição ou divisão binária.


* Meiose: É a divisão na qual uma célula-mãe (diplóide) origina quatro células filhas com metade dos seus cromossomos (células haplóides), é a base para a formação dos gametas que serão utilizados para a reprodução sexuada dos seres vivos. A meiose é dividida em: meiose I, intercinese, meiose II.

- Meiose I : É composta por 4 fases:
**Prófase I - dividida  em 5 etapas:
*** leptóteno: consensação dos cromossomos.
***zigóteno: sinapse cromossômica( emparelhamento dos cromossomos homólogos)
***paquíteno: cromossomos estão muito condensados, completamente emparelhados, cada par de cromossomo é denominado bivalente(há dois cromossomos homólogos) ou tétrade(há quatro cromátides-irmãs), ocorre a permutação ou crossing-over em que pedaços de cromossomos são trocados entre si.
***diacinese: formação de quiasmas, que é a figura originada do cruzamento de segmentos de cromossomos, há também a separação dos cromossomos homólogos.
**Metáfase I : formação da placa metafásica. Existe uma diferença entre a metáfase I da meiose e a metáfase da mitose, isso deve-se ao fato de na mitose o par de cromossomos homólogos ficam interligados com os dois polos, já na metáfase da meiose I, os pares de cromossomos homólogos ficam cada um ligado a um polo.

**Anáfase I: separação completa dos cromossomos homólogos, eles migram para polos opostos.

**Telófase I: os cromossomos se descondensam, a carioteca de reorganiza e os nucleólos reaparecem, ocorre a citocinese I, em que surgem duas células-filhas.

-Intercinese: fase que corresponde ao período em que a célula se prepara para a meiose II.

-Meiose II:É compsota por 4 fases:

**Prófase II: ocorre o início da condensação dos cromossomos duplicados, que na intérfase eram apenas cromátides finas e longas, também ocorre o desaparecimento da carioteca(envoltório nuclear), o desaparecimento do nucléolo, que é uma massa presente dentro do núcleo da célula, formação das fibras do fuso mitótico.

**Metáfase II: cromossomos continuam se condensando, o fuso mitótico está mais solidificado, há fragmentos da carioteca, e as cromátides irmãs se movimentam para a região equatorial da célula constituindo uma placa metafásica.

**Anáfase II: os cromossomos homólogos migram para polos opostos da célula, há um encurtamento das fibras unidas aos cromossomos.

**Telófase II: os cromossomos se descondensam, há a reorganização do nucléolo, o reaparecimento da carioteca, ocorre a citocinese II (divisão do citoplasma). Assim surgem outras duas células-filhas.

A mitose resultou em quatro células-filhas com a metade dos cromossomos da célula-mãe.

A mitose I é denominada reducional porque ocorre a diminuição no numero de cromossomos, visto que a célula-mãe diplóide origina duas células-filhas com metade dos cromossomos. Enquanto na meiose II é denominada equacional porque o numero de cromossomos das células que se dividem, ou seja, as haplóides formadas da meiose I, originam outras duas células que terão proporção ao numero de cromossomos, visto que nao diminuirá.
Uma célula diplóide (2N) origina quatro células haplóides (N)
Meiose I = diploide (2N) se divide em duas haploides N e N , com metade dos cromossomos da célula em meiose.
Meiose II = as células N geradas em meiose I , se dividem gerando mais duas haploides com o mesmo nº de cromossomos.


Um comentário:

  1. muito grande mais e otimo as coisas adorei.Eu precisava de um trabalho e achei tudo aqui!

    ResponderExcluir